Enock Fonseca em: Fascínio por gêmeos (as) na vida real e ficção.

Enock Fonseca em: Fascínio por gêmeos (as) na vida real e ficção.gemeasAs gêmeas: Lucia de Fátima e Fátima de Lúcia, as Camboim’s

Em 1972, na Tupi, novela “Mulheres de Areia” apresentou para o público brasileiro as gêmeas Ruth e Raquel. Eu era um menino de 11 anos e fiquei maravilhado com aquele truque que duplicava a atriz em cena e fazia-a contracenar com ela mesma. Isso só aumentou o meu fascínio por gêmeos, pois até então eu só havia conhecido dois pares de gêmeos na minha vida real.

Em São Rafael, em 1968, quando mudamos de casa e fomos morar vizinho a Maria que era irmã gêmea da minha amada Chiquinha Pompeu.

E em 1969, já em Independência quando conheci Lucia de Fátima e Fátima de Lúcia, as Camboim’s. Desde então adquiri um verdadeiro fascínio por esse mundo duplicado.

E quando a Rede Tupi de Televisão coloca no ar a novela “Mulheres de Areia” e duplica Eva Wilma, pensei com os meus botões. Como eles conseguem isso? Como é que ela fala com ela mesma? E fui além. Se Eva Wilma pode, eu também posso, quero e vou me duplicar também. E não sosseguei mesmo enquanto não realizei tal intento. Assim o fiz. Em 1977, desafiei Chico Dezim, que era meu vizinho e fotógrafo profissional, a me duplicar em fotos (já que em video era impensável para a época) e me transformar em Enock/Edney. Ele fez o trabalho com maestria. Virei dois!

Meu fascínio por gêmeos permanece. E qualquer obra de tevê ou cinema que exista personagens gêmeos ou sósias, me desperta um interesse maior. Acompanho com o mais prazer. Para ver a história, o ator/atri e a evolução no truque da duplicação.

Após “Mulheres de Areia”, a tevê brasileira percebeu que isso dava ibope e vez por outra lança uma novela com gêmeos univitelinos.

Em 1993, eu dupliquei Dolores Meneses, para interpretar as gêmeas Maria e Mariah, uma espécie de Ruth e Raquel do Sertão dos Inhamuns do Ceará.

Fonte: Enock Fonseca

Postado Por Marcela Torres Teixeira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*